Em tempo de pandemia, como ficam as feiras de negócios?

Em tempo de pandemia como ficam as feiras de negocios

Convenções, feiras, workshops, fóruns, conferências e assembleias são eventos que costumam trazer resultados positivos para as empresas em termos de exposição de marca e de negócios, além de alavancar o turismo na cidade onde são realizados.

 

Entretanto, também são sinônimos de aglomeração! E em tempo de pandemia, esses formatos de encontros, que costumam reunir até milhares de pessoas em um só lugar, tornaram-se inviáveis de acontecer. 

 

O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) realizou um levantamento em abril de 2020, com prestadores de serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas, que indicou que a pandemia afetou 98% do segmento de eventos. 

 

Com essa crise iniciada no setor, as empresas tiveram que se reinventar e criar novas formas de realizar eventos, tornando possível a participação em feiras e exposições durante a pandemia, levando em conta todas as restrições e os cuidados necessários para evitar a transmissão do coronavírus. 

 

Continue a leitura e saiba como os grandes eventos estão sendo realizados.

 

Presencial e com todos os protocolos de segurança

No segmento corporativo, acredita-se que seja possível a realização de eventos empresariais e feiras comerciais devido ao controle de acesso de pessoas que costuma ser feito pela organização – inclusive são identificadas todas as pessoas que acessam o local.

 

Portanto, seguindo os protocolos de higiene e segurança estabelecidos pelas autoridades, bem como limitação do número de participantes, distanciamento entre as pessoas, espaçamento adequado entre os assentos em um salão, cuidados na entrada e na saída, atenção ao sistema de renovação de ar do local e, claro, o uso obrigatório de máscara, é possível fazer acontecer uma convenção ou uma feira de negócios.

 

Formato híbrido, demonstrando reinvenção do setor

Com o cancelamento da maioria dos eventos presenciais agendados durante a pandemia, as empresas usaram a criatividade para seguir com seus planejamentos e resgataram o formato híbrido, que concilia na programação experiências presenciais com online.

 

Palestrantes e conferencistas podem fazer suas apresentações por transmissão online para uma plateia reunida em um espaço físico, que interage fazendo perguntas a um mediador, também presente no local. Outra opção é que os palestrantes – que costumam estar em número menor do que o de ouvintes – estejam presentes em um espaço físico para as apresentações, enquanto a plateia assiste ao evento transmitido ao vivo pela internet.  

 

Eventos online, um formato que veio para ficar  

Entre as alternativas de formato para realizar um evento durante o isolamento social, certamente o online é a opção mais segura para todas as partes envolvidas. Afinal, cada participante, palestrante e até mesmo a organização pode se envolver no evento de forma remota, sem qualquer tipo de contato físico.

 

E essa escolha tem dado certo. Prova disso é que duas das maiores feiras realizadas no Brasil – a Bienal do Livro de São Paulo e a CCXP – foram realizadas virtualmente em 2020. Palestras e bate-papos com convidados famosos, que costumam atrair um grande número de interessados em ambos os eventos, foram organizados em ambientes virtuais e conquistaram grande número de interessados, mesmo que à distância. 

 

No setor de eventos, acredita-se que o formato online não seja só uma opção temporária de readequação mediante a crise. Com os bons resultados do formato, é grande a chance de que ele seja adotado por muitas empresas que realizam eventos corporativos, como feiras e conferências, mesmo depois que a pandemia acabar.

 

A Mais Corporativo é especializada na realização de eventos de grande porte, inclusive nos formatos híbrido e online. Conte com a nossa experiência para organizar e planejar todas as etapas do seu evento corporativo, seguindo todas as normas de segurança exigidas durante a pandemia. 

 

Crédito da imagem: FG Trade – iStock

 

Mais Corporativo está em processo de adequação às normas da Lei Geral de Proteção de Dados

Você já deve ter ouvido falar sobre a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), não é mesmo? Bom, no que diz respeito à privacidade e segurança dos dados […]

Leia mais

Saiba o que é turismo sustentável e aproveite sua viagem respeitando o Meio Ambiente

Viajar já é bom e aproveitar os dias de férias curtindo de forma sustentável pode ser melhor ainda. E é justamente por isso que, cada vez mais, o Turismo Sustentável […]

Leia mais

Fale Conosco

Escritório Araçatuba
Av Brasilia, n° 2098 - Jd. Nova Yorque
Araçatuba/SP
Telefone: (18) 3608.7732
Escritório São Paulo
Avenida Paulista, nº 2202 - CONJ 61 A1 - Bela Vista
São Paulo/SP
Telefone: (11) 2628.6978

Envie uma mensagem

Receba novidades por e-mail:
Copyright © 2021 Mais Corporativo